8º ano

EDUCAÇÃO FÍSICA

APRENDA A MARCAR POSTURA, BOTES, INDUÇÃO, ANTECIPAÇÃO E PERCEPÇÃO.

ESSA DICA DE LEITURA PARA ADOLESCENTES VEIO DO EM ELLA KURTH, VAMOS APROVEITAR PARA ESSE PERÍODO DE QUARENTA PARA REALIZAR UMA LEITURA?

Ta Gravando. E Agora_ - Kefera Buchmann.pdf

Após ler as informações no site, escreva quais as semelhanças e diferenças entre as três religiões.

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia os slides " DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA". Em seguida, anotar as informações principais no caderno. Após, pesquisar um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema relevante na internet, copiá-lo ou imprimi-lo e identificar as três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Posteriormente faremos produções em sala.

Dissertação Argumentativa.ppt

Ortografia! Se liga nessa...

CEM ERROS MAIS COMUNS DO NOSSO IDIOMA.pdf

QUAIS ERROS CITADOS VOCÊ COSTUMA COMETER NO DIA A DIA E QUAIS VOCÊ NUNCA COMETEU?

Anote no seu caderno.

MATEMÁTICA

Potenciação

A sugestão é que cada aluno confeccione sua Árvore Genealógica (Observando cada nível que é uma geração, que são de base dois, em dois, assim apresentamos a potência; nesta situação, busca-se descobrir o número de bisavós).


CIÊNCIAS

Veja os vídeos abaixo sobre Reprodução sexuada:



Realizar o mapa mental sobre Reprodução sexuada contendo as seguintes informações:

O que é (características principais), esquema geral de reprodução sexuada em animais (formação do zigoto e embrião) e em plantas (polinização das flores e originação do fruto)?

Livro em PDF sobre os tipos de reprodução (animal e vegetal):

http://bibliotecadigital.sedis.ufrn.br/pdf/biologia/LIVRO_Rep_Vida_WEB.pdf

Ouça a Crônica de Marina Colasanti

A Crônica é um tipo de texto narrativo curto, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.

Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

Portanto, elas estão extremamente conectadas ao contexto em que são produzidas, por isso, com o passar do tempo ela perde sua “validade”, ou seja, fica fora do contexto.

No Brasil, a crônica tornou-se um estilo textual bem difundido desde a publicação dos "Folhetins" em meados do século XIX.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/cronica/

Agora que você ouviu e leu a crônica, responda. Faça o registro das suas respostas em seu caderno ou em um aplicativo de texto.

1. Que características fazem do texto acima uma crônica?

2. Qual o tema da crônica de Marina Colasanti?

3. Cite o(s) motivo(s) da crônica e dê dois exemplos de análises feitas com base nesse(s) motivo(s):

4. Qual o tempo da crônica? Justifique sua resposta.

5. Qual o foco narrativo? Justifique sua resposta com passagens do texto.

6. Já aconteceu com você o que Marina Colasanti nos fala no quinto parágrafo? Qual é a sensação? Caso nunca tenha acontecido com você, mas se acontecesse, como você se sentiria?

7. Qual a reflexão do texto que mais chamou sua atenção? Justifique sua resposta.

8. Considerando toda a crônica, justifique o título: “Eu sei, mas não devia”.