TRABALHANDO COM MUSICALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO MOTORA Atividade: Desafio do Jogo musical Responsável por embalar diferentes momentos, despertando emoções e trazendo à tona lembranças diversas, a música é também poderosa ferramenta de aprendizado. Ajuda no desenvolvimento cognitivo, motor, fisiológico, emocional e social. Pesquisas em neurociência comprovam, inclusive, que as canções, sejam acompanhadas ou não por vozes, são a atividade humana que mais consegue mobilizar praticamente todas as áreas do cérebro ao mesmo tempo. “Forma de potencializar funções básicas como memória e atenção”, reforça a doutora em Ciências da Saúde Betânia Panariz . A música pode alegrar, tirar o tédio, e até para fazer chorar. E sua presença na vida dos seres humanos é incontestável. (ARAUJO, 2015) “A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral. Desta forma, ela se torna uma atividade indispensável no processo de desenvolvimento, pois pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo e, por isso, deve ser valorizada a fim de potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória e outras habilidades, além de contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Gordon (2000) enfatiza que por intermédio da música, as crianças passam a se conhecer melhor e também aos outros. A música torna capaz o desenvolvimento da imaginação e da criatividade audaz. MATERIAIS E MÉTODOS Para desenvolver esse desfio os educandos precisam de 3 folhas brancas e uma caneta, desenhar os padrões gráficos que estão no vídeo explicativo. Escutar a música e trabalhar a coordenação motora seguindo padrões gráficos de acordo com o modelo do vídeo em anexo. Essa atividade pode ser realizada com auxílio dos responsáveis. Essa atividade deve ser repetida várias vezes até que o educando consiga acompanhar o ritmo alinhado a coordenação motora.
Contribuição professora Silvana do A E E do CE Sebastião Back , devolutiva de seus alunos da Educação Especial.
A ONU (Organização das Nações Unidas), no fim de 2007, definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (no original em inglês: World Autism Awareness Day), quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul — no Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor — para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
OLHA QUE BACANA NOSSO PROFESSOR DO AEE, HIGO, FEZ UM POEMA DEDICADO A ESTE DIA TÃO ESPECIAL.
#AUTISMO
#CONSCIENTIZAÇÃO
JÁ QUE ESTAMOS FALANDO SOBRE AUTISMO, VAMOS ASSISTIR O QUE A TURMA DA MÔNICA FALA A RESPEITO?!
A rima é a repetição de sons semelhantes no final das palavras proporcionando sonoridade, ritmo e musicalidade. Não à toa as crianças pequenas gostam muito de brincadeiras e músicas que rimam! Muitas vezes, as rimas são engraçadas e se tornam um convite para a imaginação das crianças e criação de novas combinações.
Outra brincadeira que chama a atenção das crianças para a sonoridade das palavras é a aliteração. Ela consiste na repetição consecutiva de sons idênticos ou parecidos numa mesma frase. Um exemplo comum do uso da aliteração são os “trava-línguas”.
Para cada figura abaixo, peça para que seu filho diga outra palavra que rime.
O filme foi lançado em 1979 nos EUA, e embora tenha sido produzido a um tempo considerável, as barreiras apresentadas ainda são presentes. Muitas vezes nos prendemos no nosso mundinho, com uma visão tão fechada e não atentamos para as diferenças das pessoas ou não as valorizamos.
Ele retrata várias situações de rejeição, entre elas a da sociedade - o preconceito - a falta de informação da família e a da sociedade daquela época, dos médicos que erram no diagnóstico e o principal de tudo, ausência de informação e conhecimento sobre a criança surda e sua adaptação ao meio social.
A mãe preocupada em resgatar o tempo perdido de Jonas num hospital para retardados, encontra pela frente vários obstáculos, entre eles: seu marido , um homem sem um posicionamento afetivo e moral que amparasse a esposa nesta caminhada cheia de espinhos e preconceitos social.
O primeiro método foi o adotado foi o oralismo, mas a mãe não viu resultados e buscou conhecer mais a respeito da Língua de Sinais que utilizava sinais manuais para representar as palavras. A educadora que trabalhava com Jonas criticou duramente a mãe por buscar esse método.
Depois de muitas idas e vindas, Jonas é matriculado em uma escola de surdos que utilizava a Língua de Sinais, e ao perceber que as outras crianças possuem características iguais as suas, se comunicando entre si, ele se sente como uma "criança normal".
SINOPSE - http://www.adorocinema.com/filmes/filme-147116/
O jovem Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos, e mal consegue escrever o alfabeto. Depois de diversas reclamações da escola, o pai, que acredita que Ishaan não faz as tarefas por falta de comprimisso, decide levá-lo a um internato, o que leva o menino a entrar em depressão. Mas, um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de aprender e, sobretudo, viver.