AMIZADE, GENTILEZA, GENEROSIDADE, JUSTIÇA, HONESTIDADE, RESPONSABILIDADE, HONESTIDADE, RESPEITO, PERSEVERANÇA E SOLIDARIEDADE.
Projeto: “ Brincar e educar em tempos difíceis”.
Como trabalhar com as crianças na quarentena!!
Justificativa: Estamos passando por momento nunca vivido. com o surgimento do Corona vírus (COVID 19) o isolamento social neste momento se faz necessário. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos governos locais é de que as pessoas evitem sair de suas casas, essa é a maneira mais eficaz de conter a propagação do vírus. Com a suspensão temporária das atividades escolares pais e professores passam por constantes desafios. As crianças dentro de casa precisam de rotina e estimulação e os professores através de novas tecnologias tentam chegar a seus lares para ajudar os pais e as crianças nesta missão, lembrando que a quarentena não é um período de férias, e que crianças de educação infantil precisam ter seu direito de aprendizagem garantido.
O projeto proposto, tem a finalidade de orientar os pais a desenvolverem com as crianças atividades em casa, respeitando o que preconiza a Proposta Curricular do Município, bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando as crianças como centro do planejamento curricular, acordado com o percurso da vida cotidiana, respeitando suas individualidades.
Objetivo Geral: Elaborar, planejar e executar atividades que possam ser realizadas pelos pais/crianças neste momento de quarentena, afim de dar continuidade, as ações propostas antes da Pandemia, mantendo dessa forma, o vínculo escola/família .
Objetivos Específicos:
*Cuidar e manter o vínculo com as crianças;
*Desenvolver atividades criativas e de fácil entendimento para os pais;
*Produzir jogos e brincadeiras que ajudarão no desenvolvimento das crianças;
*Planejar atividades de coordenação motora a fim de combater o sedentarismo infantil;
*Criar ferramentas e canais para facilitar troca de ideias com os pais;
Atividades:
*Jogo de raquetes e balões
*Garrafinha da calma e mini aquário
*Boca do sapo (atividade feito com caixa de papelão)
*Alinhavos da Arca de Noé
*Pintura com giz de cera e papel pardo
*Atividade do patinho colorido
*Boliche da Arca de Noé
*Jogo das cores
*atividade de concentração e coordenação usando objetos e utensílios de cozinha
Metodologia:
· Discos de papelão;
· Balões;
· Atividades com reciclados (garrafas pet tamanhos variados);
· Atividades de construção das garrafas da calma usando: lantejoulas, E.V.A, pedrinhas...entre outros;
· Pintura com guache;
· Caixas de papelão e retalhos de papelão;
· Desenhos para colorir;
· Música relacionada: patinho colorido;
· Pintura usando giz e papel pardo;
· Atividades de pesquisa em conjunto com os pais;
· Atividades com materiais diversos: grampos de roupa, pincel, cadarço, utensílios de cozinha variados.
Estratégia: Desenvolver atividades envolvendo um ensino domiciliar provisório que esteja ao alcance da família.
Vai começar o espetáculo cheio de desafios dentro da sua casa!
Preparem-se e vamos juntos brincar nesse circo!
Hoje nós vamos desafiar nossos mestrinhos com uma brincadeira diretamente do Circo da nossa super Arlequina!!! Venham! Venham!
Você que está em casa com as crianças pode colocar esse vídeo para eles assistirem e praticarem junto a nossa super arlequina!
Este vídeo foi desenvolvido em uma série de vídeos para um Momento de Conexão nas escolas onde as crianças que participaram entraram cm contato com práticas saudáveis sobre diversos temas relacionados ao autoconhecimento. Vídeos sobre Respiração Consciente, Energia do Corpo, Auto massagem, Yoga e Mantras fizeram parte desse projeto, que hoje está ganhando uma nova roupagem para renascer daqui um tempo como ALAKIN!
Este vídeo fala sobre os nossos Hemisférios Cerebrais e como podemos estimular os dois lados do cérebro ao mesmo tempo! As crianças adoravam praticar esse vídeo por serem desafiados através da linguagem deles: a brincadeira!
Este é um material gravado por nós com muita intenção e amor para captarmos recursos para viabilizá-lo com mais estrutura e profissionalismo, então não se apegue a qualidade de áudio e mínimos detalhes…conecte com a mensagem do vídeo e ao momento de conexão e diversão que será proporcionado ao seu filho(a)!!!
TURMAS - 2-3
Atividade: Jogo de raquete com balão
Materiais: balão, palito de picolé, prato descartável de papelão e cola.
Atividade elaborada pensando na interação da família com a criança, tem como objetivo o desenvolvimento da coordenação motora da criança.
Material a utilizar: 1 caixa de papelão grande, Canetinhas coloridas, Tesoura, Jornais velhos.
Com sua ajuda, desenhamos um rosto em um dos lados da caixa. Faça uma boca bem grande, os olhos, o nariz. Recorte a boca e os olhos da figura. Faça bolas de papel com o jornal. Em seguida peça para a criança acertar as bolinhas dentro da boca e nos olhos da figura. Use as canetinhas para deixar ela colorir a caixa bem bonita. Use a imaginação. Olhe a imagem ao lado e se inspire.
Nesta atividade será possível desenvolver a motricidade fina da criança; ajuda a adquirir noção de distância; favorece a coordenação viso motora.
Ingredientes
100 m de cola branca
25 g de pigmentos naturais: Sugestões:Açafrão, Pó de café, Urucum, Terra, Erva Mate .
100 ml de água
1 colher para misturar os ingredientes
1 pote com tampa
Modo de Fazer
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante.
Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água. Por isso, use de preferência em papéis, tecidos ou outras superfícies que não serão lavadas ou expostas à chuva.
Deixe as crianças usar a imaginação e fazer desenhos livres. Você pode ler uma história e pedir para a criança desenhar a história como ele entendeu.
Histórias em pdf: https://onlinecursosgratuitos.com/22-livros-de-literatura-infantil-para-baixar-em-pdf-dominio-publico/
No vídeo é fácil aprender a fazer Monstrinhos de bexiga com farinha. É um brinquedo sensorial super antigo, mas que conquista crianças e adultos. Com o bichinho de bexiga com farinha as crianças aprendem a trabalhar a imaginação, a coordenação motora e o lado artístico para criar brincadeiras, eles podem ser usados para a estimulação tátil, como também para a percepção visual de cores, formas, tamanho e peso.
Faça com seu filho. Vocês irão se divertir!
Biblioteca Hans Christian Andersen
Olha que dica interessante. Nesta página você encontra conteúdo de máxima qualidade. Que tal conferir!
https://www.facebook.com/428892190608567/posts/1549659501865158/?d=n
Nossa professora e também diretora da Rede, Aucely, fez alguns vídeos demonstrando como podemos brincar em casa e aprender ao mesmo tempo. Assistam e depois façam algumas (ou todas), divertindo-se em família.
Assista este vídeo e saiba como interagir com seu filho. Nele temos várias dicas de como organizar esta nova rotina.
VAMOS APRENDER UM POUQUINHO SOBRE O CORONAVÍRUS?
LEIA ESTA HISTÓRIA PARA SEUS FILHOS, CONVERSE COM ELES, EXPLIQUE A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO.
MAS, PODEMOS UTILIZAR VÁRIAS ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA ENTRETER AS CRIANÇAS E, AINDA, APROVEITAR O MÁXIMO DE TEMPO COM ELAS. AFINAL, CRIANÇAS PRECISAM ESTAR COM SEUS PAIS E FAMILIARES PARA QUE SEU DESENVOLVIMENTO SEJA SAUDÁVEL.
Toda criança precisa de afeto! Toda criança precisa de respeito! Toda criança precisa de limites! Assim, a educação da criança dentro do seu lar, da sua casa, precisa de afeto, respeito e limites! Uma criança não precisa de presentes caros, passeios e outras infinidades de futilidades. À criança é dado o Direito às necessidades básicas como alimentação, habitação e escola pela Constituição Brasileira e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, mas cabe à família preparar positivamente a criança para um futuro melhor.
É dentro de casa que a criança deve aprender o que é certo e o que é errado, o que deve e o que não deve ser feito; é dentro de casa que a criança deverá aprender a respeitar as pessoas e agir corretamente. Assim, cuidar e educar são duas questões diferentes, que se complementam e que fazem a diferença na vida das pessoas. Ninguém nasce pronto! Aprendemos a cada dia um pouquinho e precisamos ficar atentos àquilo que nossas crianças aprendem.
Acesse o PDF ao lado e compartilhe de experiências únicas com seus filhos.
Pinçar
Uma atividade muito simples, barata e fácil de fazer. Brincar de pinçar objetos é uma das formas de desenvolver a coordenação fina. Com uma pinça de brinquedo, peça para as crianças pegarem diferentes objetos que estarão espalhados pelo chão ou em uma mesa e os coloque dentro de um recipiente.
Aqui, você pode usar feijão, milho e diversos outros objetos mais difíceis de pinçar. Com essa atividade, serão trabalhadas as capacidades de abrir e fechar e noções de pressão e força. (A pinça pode ser o prendedor de roupa).
O trabalho com Movimento tem como objetivo possibilitar às crianças se deslocarem com destreza ao andar, correr, pular, favorecendo o sentimento de confiança nas próprias atitudes motoras, além de desenvolver o equilíbrio, a agilidade, noção espacial e a segurança.
Usando as cadeiras ou bancos de casa (de modo a adaptar a atividades) para simbolizar uma ponte, colchão ou colchonete para as crianças fazerem uma cambalhota, a mesa da cozinha para passar por baixo. Repetir o circuito várias vezes.
Esconde-esconde;
Esconde-objetos;
Massinha de modelar (tem receitas na internet);
Leitura de livrinhos;
Desenhos livres ou para colorir;
Jogos diversos (memória, dominó...);
Musiquinhas para cantar e dançar (You tube);
Procurar objetos, coisas, que tenham a cor.... (quem primeiro acha, escolhe a próxima cor);
Brincar com os grampos de roupa...
Fazer casinha e cabaninha com as cadeiras da cozinha e um lençol;
Fazer bolos, gelatinas, receitas simples, juntos!
A massinha de modelar é recurso simples e com grande importância de ser oferecido e explorado na fase inicial da alfabetização das crianças, sendo que quando bem mediado pelo educador tem como objetivo desenvolver a coordenação motora fina, a criatividade, concentração, oralidade, estimular matemática, apresentar e descobrir novas formas, cores, novas texturas, sensações e movimentos, desenvolvendo também a socialização dos pequenos.
Grande parte das crianças gostam de brincar de massinha. Agora imagina as próprias crianças preparando? Quanta autonomia e desenvolvimento! Tenho certeza que será uma grande diversão.
Agora é só colocar a mão na massa e dar asas para a imaginação.
Fonte: https://www.mariorben.com.br/importancia-da-massinha-de-modelar-na-educacao-infantil/
OLHA QUANTAS ATIVIDADES DIVERTIDAS PODEMOS FAZER COM NOSSOS FILHOS NESTE PERÍODO DE QUARENTENA. SÃO 17 ATIVIDADES SUPER DIVERTIDAS. APROVEITE!
A estimulação começa com atividades de contato com o bebê. Isso reforçará o vínculo emocional, afetivo, através de massagens e estímulos sensoriais, entre pais e filhos. A partir daí, se dará início às atividades de motricidade, concentração e de linguagem. A brincadeira é uma ferramenta efetiva de estimulação para os bebês. Através das brincadeiras (jogos, etc.), os pais podem observar o comportamento do seu filho e conhecer suas necessidades, desejos, gostos e inquietações
1- Respeite o tempo de resposta do seu filho. Escolha um momento tranquilo para brincar com ele. Evite brincar com seu filho quando notar que ele está cansado, e sobrecarregá-lo de tarefas e de estímulos.
2- Escolha objetos agradáveis ao tato, paladar, audição, e que sejam claro, seguros.
3- As brincadeiras devem ser acompanhadas de canções, palavras e sorrisos. De carinho e doçura, também.
4- A brincadeira deve ser algo prazerosa para os dois.
5- Aproveite o momento do banho para dar uma massagem no seu filho.
6- Use a música enquanto seu filho no carro ou em casa.
7- Brinque com livros com seu filho. Se é um bebê, existem livros de plástico, de pano, com odores e texturas distintas.
8- Conte contos a seu filho antes de dormir.
Fonte: https://br.guiainfantil.com/
Atividade 1: Locais para aventuras com bebês - São muitos os meios de se proporcionar aventuras para bebês que estão engatinhando. Exemplo: Túnel para bebês: feito com papelões grandes, diferentes bolas e almofadas, bóias, animais de plástico para soprar, “João Bobo”, balões de ar, colchas, etc. As crianças nesta idade adoram entrar em caixas, esconder-se e depois aparecer...
Atividade 3: Estamos chegando na semana da páscoa, cante a música:
Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim Um ovo, dois ovos, três ovos assim Um ovo, dois ovos, três ovos assim Coelhinho da páscoa que cor eles têm Azul, amarelo, vermelho também Azul, amarelo, vermelho também
Aproveite esse momento e mostre objetos com as cores, assim as crianças já irão associando o nome com a cor.
https://m.educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/brincadeiras-valores-humanos.htm
A FOLHA QUE QUERIA SER UM BARQUINHO
PROFESSORA RUBIANA SLOMP
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EXP. AUGUSTO BOSCO