Educação Infantil
São direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.
Num período tão atípico vivido pelas crianças, nada melhor do que histórias as quais elas estão familiarizadas, afim de assegurar condições para que aprendam em situações nas quais possam desempenhar papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios, para que possam construir significados sobre si, os outros e o mundo.
VÍDEOS COM ATIVIDADES DE COMO CUIDAR DO MEIO AMBIENTE TODOS OS DIAS.
Como aproximar as crianças da natureza na quarentena???
CRIANÇA EM CASA, O QUE FAZER?? VÍDEOS EDUCATIVOS COM ESTÍMULOS E CONHECIMENTOS.
"O QUE CABE NO MEU MUNDO".
10 LIVROS PARA SE TRABALHAR VALORES IMPORTANTES COM AS CRIANÇAS.
AMIZADE, GENTILEZA, GENEROSIDADE, JUSTIÇA, HONESTIDADE, RESPONSABILIDADE, HONESTIDADE, RESPEITO, PERSEVERANÇA E SOLIDARIEDADE.
SUGESTÕES DE VÍDEOS PARA ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
FAFÁ CONTA
SUGESTÕES DE CONFECÇÕES DE BRINQUEDOS PARA CRIANÇAS EM ISOLAMENTO
HISTÓRIAS NA LATA
DESENHOS ANIMADOS EDUCATIVOS
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA BERÇÁRIO - PSICOMOTRICIDADE
Samantha Ladeira, psicopedagoga, pós graduada em Gestão Escolar, especialista em Educação Infantil e em Legislação Educacional, supervisora de ensino, professora de cursos de Licenciatura em Pedagogia e pós na área da Educação, com dicas de atividades para Educação Infantil.
Ainda de acordo com as DCNEI, em seu Artigo 9º, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.
ATIVIDADES E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR/JOGOS e CIRCUÍTOS COM SEQUENCIAS DIDÁTICA
A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS COM OS ELEMENTOS DA NATUREZA
Histórias com a Professora Angélica
Centro Educacional Ulrich Hübsch -
Pré escola
Centro de Educação Infantil Profª Dóres Janke Stüpp
Atividades para faixa etária de Pré escola - 4-6 anos
Professoras: Roseli e Jussara
1 - Brincando na areia também se aprende as letras e os números!!
Objetivo das brincadeiras é o desenvolvimento da coordenação motora fina,e concentração.
Desenhar letras e números em pedaços de papel ou na areia ou no chão de terra, solicitar que a criança
reproduza-os com os dedos ou algum objeto firme, na areia ou no chão de barro, uma letra
ou número e desenhe-a, deixar a criança escolher, pode ser opção aleatória, não precisam ser iguais aos feitos no papel,
o importante é a forma lúdica, onde a criança irá se familiarizar com os numerais e letras.
2 - Jogo com argolas.
Pegar várias garrafinhas pet com areia no fundo para que não caiam, deixe-as
afastada uns 10 cm uma da outra, uma criança por vez lança uma quantidade de argolas sobre
as garrafinhas, no final conta-se quantas garrafas estão com as argolas. Não esquecer de
sinalizar a distância para lançar as argolas, as regras são muito importante nesta idade.
Planejamento Professoras:
Lilian Lucht da Silva
Fernanda Rohling.
Faixa Etária : 4-6 anos
Centro de Educação Infantil Profª Dóres Janke Stüpp
Balão fujão
Intencionalidade da brincadeira: atenção, o sopro auxilia na consolidação dos fonemas, melhora a pronúncia desenvolvendo a linguagem.
Atividade: trave uma linha de partida e uma de chegada. Cada jogador segura uma bexiga (peça a criança que encha o balão sozinha)e um pedaço grande de papelão. Ao sinal, cada participante coloca a bexiga no chão e abana com o papelão, na direção da linha de chegada, e a traz de volta da mesma forma. O primeiro que terminar o percurso, ganha a corrida.
Morto-Vivo
Intencionalidade da atividade: atenção, concentração e agilidade.
Atividade: realize uma fila com os participantes. Uma delas precisa ficar de fora da fila. Quando disser "morto", todos devem baixar; e quando disser "vivo" precisam estar de pé. O condutor deve alternar as palavras e a velocidade. Quem errar está fora da brincadeira.
Passa anel
Intencionalidade da atividade: atenção, concentração, imaginação e criatividade.
Atividade: a partir de quatro participantes. Um dos jogadores será o passador do anel. Com o objeto entre as mãos, a criança deve passar suas mãos entre as mãos dos participantes, que devem estar posicionados lado a lado ou em um círculo. O passador deve fazer isto várias vezes, quantas ele quiser. Quando acabar ele pergunta a outro jogador com quem ficou o objeto. Se a pessoa acertar. Os papéis são invertidos. Se não, tudo continua igual.
Carrinho de mão
Intencionalidade da atividade: força, agilidade.
Atividade: é necessário ter duas pessoas. Enquanto a criança coloca as mãos no chão, com os braços estendidos, o adulto ou outra criança levanta suas pernas e empurra, como se fosse um carrinho de mão.
Desenho maluco
Intencionalidade da atividade: criatividade, imaginação, trabalhar partes do corpo
Atividade: dê uma folha em branco a cada participante. No alto da folha, cada um deve desenhar a cabeça. Depois, dobram-se os papéis para esconder o que foi feito. Trocam-se as folhas e, então, cada um desenha o corpo, sem ver a anterior. No fim, abra os papéis e veja os desenhos que se formaram. Vai ser bem divertido!!!
Sugestões de atividades
Colaboração Professoras do CEI Pref. Matheus Alves Conceição
Segue link:
https://www.facebook.com/professorabagunceira/videos/2773754579398165/?sfnsn=wiwspmo&extid=OiTw9VSfniHmsxM7&d=n&vh=e
CEI PROFESSORA DÓRES JUNKE STUPP
PRÉ- ESCOLA 4-6 ANOS
PROFESSORAS:
Mary Leide Kammer Patrícia de Deus
SUGESTÕES DE ATIVIDADES E/OU BRINCADEIRAS PARA REALIZAREM EM CASA.
Segunda-feira:
Atividade: Andar sobre os pés.
Objetivo: A criança devera andar sobre os pés de um adulto, pai, mãe e irmãos.
A atividade proposta exige concentração, participação da família, e equilíbrio.
Terça-feira:
Atividades: Pegar copo.
Objetivo: Desenvolver agilidade, concentração, participação e atenção.
Essa atividade e realizado com duas crianças; sobre a mesa colocamos dois copos e, cantamos a música; (pega copo, vira copo, solta copo, vira copo, solta copo, pega copo)... repetindo a música até alguém errar.
Quarta-feira:
Atividades: Jogar balão com o lençol.
Objetivo: Demonstrar controle, participação ampla e equilíbrio.
Com um lençol colocaremos vários balões sobre ele, e não podemos deixar cair, podemos jogar para o alta, equilibrando o lençol para não cair nenhum balão.
Quinta-feira:
Atividade: Bola de papel.
Objetivo: Desenvolver a capacidade de
concentração, equilíbrio emocional e competitivo.
Brincar em duplas; fazer umas seis bolas de papel, não muito grande, depois colocar elas em cima da mesa, tirar par e ímpar para ver quem começa o jogo, o participante pega uma bola na mão e joga outra para cima e tentar pegar com a mão que est a bolinha, aquele que conseguir pegar mais bolinha na mesma mão vence.
Sexta-feira:
Atividade: Cantinho mágico.
Objetivo: imaginação, participação, organização.
Essa atividade terá a participação de toda a família.
Cada um escolhe um canto da casa, que mais se sente a vontade. Depois usando sua criatividade decorem da forma que preferir, imaginam que ali, é a cidade que você mora e, viajam no mundo de faz de conta que é fantástico para todos nós.
Observação; (Pedimos que todas as crianças realizem a escovação diariamente, pois é muito importante par eles).
História Cantada - Brincando em Casa
As melhores músicas infantis para Dançar e Cantar em família.
50 Brincadeiras para fazer com seu filho
História: "O Coelho sem orelha" - Autores: Klaus Baumgart e Til Schweiger
História: "O menino que Aprendeu A VER - Autora: Ruth Rocha
História: "A Borboleta Azul" Lenira Almeida Heck (Julia Vehuiah) - Ed. UNIVANTES
Brincadeira com "Bolinhas de Sabão" Profª Greice
"Brinquedos e Brincadeiras" Inclusivos
Sugestão: Professora Anelise Machado
Centro de Educação Infantil Ruth Schroeder Ofh
Atividades para crianças da faixa etária de 1 a 2 anos.
- Atividades como o boliche possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, organização espacial e temporal, lateralidade e equilíbrio. Aos poucos, as crianças adquirem noções de distância, força e velocidade da bola para derrubar os pinos. Essa brincadeira pode ser feita em casa com garrafas pet.
- Obstáculos ao retirar objetos de dentro de uma caixa com barbantes. Atividade direcionada para desenvolver o raciocínio e coordenação motora. Pegue uma caixa de papelão ou um cesto de roupas no fundo coloque alguns brinquedos e na abertura trance alguns barbantes ou elásticos para dificultar a retirada dos brinquedos.
- Brincadeiras de roda desenvolve a coordenação motora e ritmo, as crianças adoram.
Sugestões de brincadeira para fazer em casa com a família!!
Cabana
Brincar de cabana na sala é muito divertido.Para fazer a cabaninha: use uma caixa de papelão. Ah, você pode usar os cobertores para colocar lá dentro e deixar os pequenos dormirem na cabaninha e, por que não, uma festa do pijama?
Cantinho da leitura
O cantinho da leitura é muito parecido com a cabana, mas você precisa montá-la um pouco mais alta para conseguir entrar, além colocar almofadas para seu pequeno encostar enquanto lê.
Sugestões de brincadeira para fazer em casa com a família!!
Pista de carrinho
Fazer uma pista super divertida, como? É bem simples: estenda o papel pardo pelo chão da casa e prenda-o com fita adesiva, depois desenhe (peça ajuda de seu filho(a) com giz as ruas da pista. Mas, não para por aí: pode desenhar cidades, parques, casas, etc.
Esta brincadeira também pode ser usado fita adesiva para para desenhar a pista direto no chão.
Sugestões de brincadeira para fazer em casa com a família!!
Encaixe de formas
Desenhe quadrados, triângulos, círculos, retângulos e várias outras formas numa cartolina com canetinha ou no chão com fita adesiva. Depois, corte papéis coloridos com as mesmas formas de mesmo tamanho e dê para o seu pequeno brincar de encaixar!
Projeto: “ Brincar e educar em tempos difíceis”.
Como trabalhar com as crianças na quarentena!!
Justificativa: Estamos passando por momento nunca vivido. com o surgimento do Corona vírus (COVID 19) o isolamento social neste momento se faz necessário. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos governos locais é de que as pessoas evitem sair de suas casas, essa é a maneira mais eficaz de conter a propagação do vírus. Com a suspensão temporária das atividades escolares pais e professores passam por constantes desafios. As crianças dentro de casa precisam de rotina e estimulação e os professores através de novas tecnologias tentam chegar a seus lares para ajudar os pais e as crianças nesta missão, lembrando que a quarentena não é um período de férias, e que crianças de educação infantil precisam ter seu direito de aprendizagem garantido.
O projeto proposto, tem a finalidade de orientar os pais a desenvolverem com as crianças atividades em casa, respeitando o que preconiza a Proposta Curricular do Município, bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando as crianças como centro do planejamento curricular, acordado com o percurso da vida cotidiana, respeitando suas individualidades.
Objetivo Geral: Elaborar, planejar e executar atividades que possam ser realizadas pelos pais/crianças neste momento de quarentena, afim de dar continuidade, as ações propostas antes da Pandemia, mantendo dessa forma, o vínculo escola/família .
Objetivos Específicos:
*Cuidar e manter o vínculo com as crianças;
*Desenvolver atividades criativas e de fácil entendimento para os pais;
*Produzir jogos e brincadeiras que ajudarão no desenvolvimento das crianças;
*Planejar atividades de coordenação motora a fim de combater o sedentarismo infantil;
*Criar ferramentas e canais para facilitar troca de ideias com os pais;
Atividades:
*Jogo de raquetes e balões
*Garrafinha da calma e mini aquário
*Boca do sapo (atividade feito com caixa de papelão)
*Alinhavos da Arca de Noé
*Pintura com giz de cera e papel pardo
*Atividade do patinho colorido
*Boliche da Arca de Noé
*Jogo das cores
*atividade de concentração e coordenação usando objetos e utensílios de cozinha
Metodologia:
· Discos de papelão;
· Balões;
· Atividades com reciclados (garrafas pet tamanhos variados);
· Atividades de construção das garrafas da calma usando: lantejoulas, E.V.A, pedrinhas...entre outros;
· Pintura com guache;
· Caixas de papelão e retalhos de papelão;
· Desenhos para colorir;
· Música relacionada: patinho colorido;
· Pintura usando giz e papel pardo;
· Atividades de pesquisa em conjunto com os pais;
· Atividades com materiais diversos: grampos de roupa, pincel, cadarço, utensílios de cozinha variados.
Estratégia: Desenvolver atividades envolvendo um ensino domiciliar provisório que esteja ao alcance da família.
Recorte para estimular a psicomotricidade
Desenhe a mão da criança e peça para ela recortar
Faça desenhos em uma folha e peça para criança recortar
Utilizando as tintas naturais feitas ou tinta guache peça para a criança contornar o desenho utilizando um cotonete, pode fazer o alfabeto e desenhos diversos, utilize a imaginação:
Pegando Grãos de feijão
Ingredientes:
Grãos de feijão
2 Potes sem tampa
Grampo de roupa
Coloque grãos de feijão em um pote e peça para a criança pegar os grãos de feijão utilizando o grampo de roupa, transferir de um pote para o outro.
RESPEITÁVEL PÚBLICO!!!
Vai começar o espetáculo cheio de desafios dentro da sua casa!
Preparem-se e vamos juntos brincar nesse circo!
Hoje nós vamos desafiar nossos mestrinhos com uma brincadeira diretamente do Circo da nossa super Arlequina!!! Venham! Venham!
Você que está em casa com as crianças pode colocar esse vídeo para eles assistirem e praticarem junto a nossa super arlequina!
Este vídeo foi desenvolvido em uma série de vídeos para um Momento de Conexão nas escolas onde as crianças que participaram entraram cm contato com práticas saudáveis sobre diversos temas relacionados ao autoconhecimento. Vídeos sobre Respiração Consciente, Energia do Corpo, Auto massagem, Yoga e Mantras fizeram parte desse projeto, que hoje está ganhando uma nova roupagem para renascer daqui um tempo como ALAKIN!
Este vídeo fala sobre os nossos Hemisférios Cerebrais e como podemos estimular os dois lados do cérebro ao mesmo tempo! As crianças adoravam praticar esse vídeo por serem desafiados através da linguagem deles: a brincadeira!
Este é um material gravado por nós com muita intenção e amor para captarmos recursos para viabilizá-lo com mais estrutura e profissionalismo, então não se apegue a qualidade de áudio e mínimos detalhes…conecte com a mensagem do vídeo e ao momento de conexão e diversão que será proporcionado ao seu filho(a)!!!
TURMAS - 2-3
Atividade: Jogo de raquete com balão
Materiais: balão, palito de picolé, prato descartável de papelão e cola.
Atividade elaborada pensando na interação da família com a criança, tem como objetivo o desenvolvimento da coordenação motora da criança.
CAIXA MALUCA
Material a utilizar: 1 caixa de papelão grande, Canetinhas coloridas, Tesoura, Jornais velhos.
Com sua ajuda, desenhamos um rosto em um dos lados da caixa. Faça uma boca bem grande, os olhos, o nariz. Recorte a boca e os olhos da figura. Faça bolas de papel com o jornal. Em seguida peça para a criança acertar as bolinhas dentro da boca e nos olhos da figura. Use as canetinhas para deixar ela colorir a caixa bem bonita. Use a imaginação. Olhe a imagem ao lado e se inspire.
Nesta atividade será possível desenvolver a motricidade fina da criança; ajuda a adquirir noção de distância; favorece a coordenação viso motora.
VAMOS APRENDER AS CORES!
OLHA QUANTA ATIVIDADE BACANA NESTA APOSTILA. QUEM TIVER IMPRESSORA PODE IMPRIMIR, QUEM NÃO TEM, PODE ADAPTAR. VAMOS TENTAR?
Sugestão de Atividades
Pré Escola - Professora Eliza Martins
Centro Educacional Anibal de Barba
TINTAS NATURAIS
Ingredientes
100 m de cola branca
25 g de pigmentos naturais: Sugestões:Açafrão, Pó de café, Urucum, Terra, Erva Mate .
100 ml de água
1 colher para misturar os ingredientes
1 pote com tampa
Modo de Fazer
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante.
Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água. Por isso, use de preferência em papéis, tecidos ou outras superfícies que não serão lavadas ou expostas à chuva.
Deixe as crianças usar a imaginação e fazer desenhos livres. Você pode ler uma história e pedir para a criança desenhar a história como ele entendeu.
Histórias em pdf: https://onlinecursosgratuitos.com/22-livros-de-literatura-infantil-para-baixar-em-pdf-dominio-publico/
Monstrinhos de Bexiga
No vídeo é fácil aprender a fazer Monstrinhos de bexiga com farinha. É um brinquedo sensorial super antigo, mas que conquista crianças e adultos. Com o bichinho de bexiga com farinha as crianças aprendem a trabalhar a imaginação, a coordenação motora e o lado artístico para criar brincadeiras, eles podem ser usados para a estimulação tátil, como também para a percepção visual de cores, formas, tamanho e peso.
Faça com seu filho. Vocês irão se divertir!
Acesse o facebook
Biblioteca Hans Christian Andersen
Olha que dica interessante. Nesta página você encontra conteúdo de máxima qualidade. Que tal conferir!
https://www.facebook.com/428892190608567/posts/1549659501865158/?d=n
Uma atividade prática com materiais que temos em casa, Massa de macarrão crua, guache, pegador de macarrão. Possibilita a criança a criar, imaginar, explorar diferentes sentidos, aprender e se divertir. Podendo também formar conjuntos relacionando quantidades ao numero ou classificar formas, cores, e quantidades.
Com esses monstrinhos a criança pode contar histórias, dar nomes aos monstrinhos e criar uma personalidade através das expressões faciais estes são de farinha, você pode colocar dentro feijão cru, arros, milho e outros com água estimulando ainda mais a parte sensorial do seu pequeno.
Nossa professora e também diretora da Rede, Aucely, fez alguns vídeos demonstrando como podemos brincar em casa e aprender ao mesmo tempo. Assistam e depois façam algumas (ou todas), divertindo-se em família.
EM QUARENTENA EM CASA COM OS FILHOS. E AGORA?
Assista este vídeo e saiba como interagir com seu filho. Nele temos várias dicas de como organizar esta nova rotina.
VAMOS APRENDER UM POUQUINHO SOBRE O CORONAVÍRUS?
LEIA ESTA HISTÓRIA PARA SEUS FILHOS, CONVERSE COM ELES, EXPLIQUE A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO.
NÃO É FÉRIAS!
MAS, PODEMOS UTILIZAR VÁRIAS ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA ENTRETER AS CRIANÇAS E, AINDA, APROVEITAR O MÁXIMO DE TEMPO COM ELAS. AFINAL, CRIANÇAS PRECISAM ESTAR COM SEUS PAIS E FAMILIARES PARA QUE SEU DESENVOLVIMENTO SEJA SAUDÁVEL.
Toda criança precisa de afeto! Toda criança precisa de respeito! Toda criança precisa de limites! Assim, a educação da criança dentro do seu lar, da sua casa, precisa de afeto, respeito e limites! Uma criança não precisa de presentes caros, passeios e outras infinidades de futilidades. À criança é dado o Direito às necessidades básicas como alimentação, habitação e escola pela Constituição Brasileira e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, mas cabe à família preparar positivamente a criança para um futuro melhor.
É dentro de casa que a criança deve aprender o que é certo e o que é errado, o que deve e o que não deve ser feito; é dentro de casa que a criança deverá aprender a respeitar as pessoas e agir corretamente. Assim, cuidar e educar são duas questões diferentes, que se complementam e que fazem a diferença na vida das pessoas. Ninguém nasce pronto! Aprendemos a cada dia um pouquinho e precisamos ficar atentos àquilo que nossas crianças aprendem.
Acesse o PDF ao lado e compartilhe de experiências únicas com seus filhos.
VAMOS LER UMA HISTÓRIA?
As Aventuras de Pinóquio é um romance escrito pelo italiano Carlo Collodi em Florença no ano de 1881 e publicado dois anos depois com ilustrações de Enrico Mazzanti. Trata-se de um clássico da literatura infanto-juvenil.
Se aventure nesta leitura!
Dica de brincadeira:
Pinçar
Uma atividade muito simples, barata e fácil de fazer. Brincar de pinçar objetos é uma das formas de desenvolver a coordenação fina. Com uma pinça de brinquedo, peça para as crianças pegarem diferentes objetos que estarão espalhados pelo chão ou em uma mesa e os coloque dentro de um recipiente.
Aqui, você pode usar feijão, milho e diversos outros objetos mais difíceis de pinçar. Com essa atividade, serão trabalhadas as capacidades de abrir e fechar e noções de pressão e força. (A pinça pode ser o prendedor de roupa).
VAMOS BRINCAR DE CIRCUITO MOTOR?
O trabalho com Movimento tem como objetivo possibilitar às crianças se deslocarem com destreza ao andar, correr, pular, favorecendo o sentimento de confiança nas próprias atitudes motoras, além de desenvolver o equilíbrio, a agilidade, noção espacial e a segurança.
Usando as cadeiras ou bancos de casa (de modo a adaptar a atividades) para simbolizar uma ponte, colchão ou colchonete para as crianças fazerem uma cambalhota, a mesa da cozinha para passar por baixo. Repetir o circuito várias vezes.
Olha quantas brincadeiras legais podemos fazer em casa! Vamos soltar nossa imaginação e aprender brincando:
Esconde-esconde;
Esconde-objetos;
Massinha de modelar (tem receitas na internet);
Leitura de livrinhos;
Desenhos livres ou para colorir;
Jogos diversos (memória, dominó...);
Musiquinhas para cantar e dançar (You tube);
Procurar objetos, coisas, que tenham a cor.... (quem primeiro acha, escolhe a próxima cor);
Brincar com os grampos de roupa...
Fazer casinha e cabaninha com as cadeiras da cozinha e um lençol;
Fazer bolos, gelatinas, receitas simples, juntos!
MASSINHA DE MODELAR
A massinha de modelar é recurso simples e com grande importância de ser oferecido e explorado na fase inicial da alfabetização das crianças, sendo que quando bem mediado pelo educador tem como objetivo desenvolver a coordenação motora fina, a criatividade, concentração, oralidade, estimular matemática, apresentar e descobrir novas formas, cores, novas texturas, sensações e movimentos, desenvolvendo também a socialização dos pequenos.
Grande parte das crianças gostam de brincar de massinha. Agora imagina as próprias crianças preparando? Quanta autonomia e desenvolvimento! Tenho certeza que será uma grande diversão.
Agora é só colocar a mão na massa e dar asas para a imaginação.
Fonte: https://www.mariorben.com.br/importancia-da-massinha-de-modelar-na-educacao-infantil/
OLHA QUANTAS ATIVIDADES DIVERTIDAS PODEMOS FAZER COM NOSSOS FILHOS NESTE PERÍODO DE QUARENTENA. SÃO 17 ATIVIDADES SUPER DIVERTIDAS. APROVEITE!
Conselhos de estimulação precoce dos bebês para os pais
A estimulação começa com atividades de contato com o bebê. Isso reforçará o vínculo emocional, afetivo, através de massagens e estímulos sensoriais, entre pais e filhos. A partir daí, se dará início às atividades de motricidade, concentração e de linguagem. A brincadeira é uma ferramenta efetiva de estimulação para os bebês. Através das brincadeiras (jogos, etc.), os pais podem observar o comportamento do seu filho e conhecer suas necessidades, desejos, gostos e inquietações
1- Respeite o tempo de resposta do seu filho. Escolha um momento tranquilo para brincar com ele. Evite brincar com seu filho quando notar que ele está cansado, e sobrecarregá-lo de tarefas e de estímulos.
2- Escolha objetos agradáveis ao tato, paladar, audição, e que sejam claro, seguros.
3- As brincadeiras devem ser acompanhadas de canções, palavras e sorrisos. De carinho e doçura, também.
4- A brincadeira deve ser algo prazerosa para os dois.
5- Aproveite o momento do banho para dar uma massagem no seu filho.
6- Use a música enquanto seu filho no carro ou em casa.
7- Brinque com livros com seu filho. Se é um bebê, existem livros de plástico, de pano, com odores e texturas distintas.
8- Conte contos a seu filho antes de dormir.
Fonte: https://br.guiainfantil.com/
Atividades para bebês de 0 a 1 ano
Atividade 1: Locais para aventuras com bebês - São muitos os meios de se proporcionar aventuras para bebês que estão engatinhando. Exemplo: Túnel para bebês: feito com papelões grandes, diferentes bolas e almofadas, bóias, animais de plástico para soprar, “João Bobo”, balões de ar, colchas, etc. As crianças nesta idade adoram entrar em caixas, esconder-se e depois aparecer...
Atividade 2: Utilize uma caixa, desenhe um coelho e faça um buraco na barriga do coelho para que a criança possa colocar bolinhas ou outros brinquedos dentro do buraco. E depois ela possa retirar, assim ela vai desenvolvendo a coordenação motora.
Atividade 3: Estamos chegando na semana da páscoa, cante a música:
Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim Um ovo, dois ovos, três ovos assim Um ovo, dois ovos, três ovos assim Coelhinho da páscoa que cor eles têm Azul, amarelo, vermelho também Azul, amarelo, vermelho também
Aproveite esse momento e mostre objetos com as cores, assim as crianças já irão associando o nome com a cor.
DICAS DE DESFRALDE
Brincadeiras e Valores Humanos - Brasil Escola
Sugestão: Professora Cleide
Centro de Educação Infantil Dr. Romão Trauczynski
Faixa etária - 4-6 anos - Pré escola
https://m.educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/brincadeiras-valores-humanos.htm
Brincar faz refletir sobre as próprias atitudes e as dos outros
Desde bem pequena a criança vai aprendendo a socializar com o mundo que a cerca, através das relações cotidianas, dos brinquedos, jogos e brincadeiras.
Com isso aprende a lidar com sentimentos que nem sempre são agradáveis, desenvolvendo aos poucos habilidades de como lidar com sentimentos negativos.
Através dos jogos e brincadeiras entra em contato com o mundo real, numa vertente imaginária, associando suas vivências aos problemas envolvidos durante os mesmos.
A gama de valores que podem ser trabalhados durante os jogos e brincadeiras é bem ampla. Podem entrar aspectos como confiança em si e no outro; tolerância, para aceitar as diferenças e respeitar o outro como ele é e não como quer que seja; humildade, esperando sua vez e aceitando suas derrotas e perdas; honestidade, confiança em si e nos outros; generosidade e solidariedade, através do respeito e do afeto das pessoas de seu convívio; cuidado, lidando com crianças mais novas ou com crianças especiais; respeito, através da valorização de suas atitudes, o que tem de bom para oferecer, o que tem em comum com os outros integrantes do grupo; flexibilidade, através da relação consigo mesmo, sabendo ver e ouvir os outros; criatividade, lidando com novas experiências e vivências, observando exemplos; organização, observando a organização do espaço em que vive; liderança, mantendo atitudes de dinamismo, que entusiasmem os outros companheiros; laboralidade, gostar do que faz e assumir novos objetivos e desafios.
Algumas brincadeiras ajudam a desenvolver esses valores.
Oficinas de teatro ou faz de conta oportunizam o conhecimento de si e do outro; montar jogos coletivos, como lego e quebra-cabeça, ajuda a desenvolver a autoestima, as habilidades sociais, o humor, a cooperação e a vencer obstáculos ou desafios; conversas informais, em rodas, onde cada integrante relata um fato importante de sua vida, ajuda no conhecimento de si e do outro; ouvir histórias faz a criança se colocar no lugar dos personagens, refletindo sobre os sentimentos dos mesmos, seus medos e angústias.
À medida que são estimuladas nas brincadeiras, as crianças vão conquistando espaço de confiança para expor suas emoções, passando a lidar com os sentimentos dos outros integrantes do grupo de forma saudável e harmoniosa.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
DIVERSOS VÍDEOS DE ATIVIDADES E BRINCADEIRAS, SENSORIAIS e ESTÍMULO, PARA FAZER EM CASA
A FOLHA QUE QUERIA SER UM BARQUINHO
PROFESSORA RUBIANA SLOMP
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EXP. AUGUSTO BOSCO
DICAS DE ATIVIDADES PARA FAZER EM CASA COM A FAMÍLIA
Cinco dicas do UNICEF para proteger crianças e adolescentes da violência em tempos de coronavírus
Do cuidado em casa a como denunciar, o UNICEF reúne cinco dicas para que qualquer pessoa possa contribuir para a proteção de crianças e adolescentes durante a quarentena
Crianças e adolescentes se tornam especialmente vulneráveis no contexto da pandemia do corona vírus, ficando exposta a situação de violência física, sexual e psicológica. Mas a pandemia não pode ser justificativa para violar os direitos das crianças e dos adolescentes. Todos têm a responsabilidade compartilhada de protegê-los de quaisquer tipos de violências, abuso, exploração e negligência.
Pensando nisso, o UNICEF preparou cinco dicas para que você possa atuar na proteção de crianças e adolescentes durante a pandemia do coronavírus, seja em casa ou denunciando.
1. Cuide das crianças e dos adolescentes
- A casa deve ser um lugar seguro para meninas e meninos, livres de agressões e abusos. Se você tem crianças e adolescentes em casa, procure criar um ambiente de paciência, amor, carinho e segurança para sua família, especialmente para eles. Ofereça apoio e busque reservar um tempo para interagir com cada criança, fortalecendo a relação entre você e ela. Converse e brinque sempre que possível, e explique a situação que estamos vivendo de forma amorosa e adequada à idade da criança. Entender o que está acontecendo é o primeiro passo para que ela se sinta segura.
2. Cuide de você
- É normal sentir ansiedade, nervosismo ou estresse em uma situação como a pandemia da Covid-19, por isso, saiba que é fundamental cuidar da sua saúde mental. Tome cuidado para não descontar seu estresse ou frustração nas crianças e nos adolescentes, lembre-se de que elas e eles precisam do seu carinho e proteção, e também podem estar enfrentando esses sentimentos.
- Além disso, busque sempre estar informado, mas evite se conectar o dia todo nas notícias e fuja das fake news (notícias falsas). Consulte sempre informações confiáveis nos sites do UNICEF, do Ministério da Saúde ou da Organização Mundial da Saúde.
3. Procure ajuda
- Se você é o único adulto responsável pelas crianças da casa e precisou ir ao hospital, peça ajuda de pessoas da sua confiança, ou ligue para o Conselho Tutelar e busque apoio dos órgãos de proteção à criança na sua cidade. Se você conhece alguém nessa situação, ofereça ajuda e entre em contato com os órgãos de proteção responsáveis, quando necessário.
- Crianças e adolescentes que se sintam incomodados com alguém em suas casas, que estejam sofrendo qualquer tipo violência, se sentindo em risco, ou se testemunharem uma violência: devem pedir ajuda! Isso inclui falar com um adulto em que confia, procurar o Conselho Tutelar mais perto ou ligar no Disque 100, que recebe denúncias anônimas sobre violência contra crianças e adolescentes.
- Em caso de tristeza, desânimo ou ansiedade, qualquer pessoa pode conversar com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio. Crianças, adolescentes e adultos podem ligar para o 188 ou acessar cvv.org.br pela internet, a qualquer dia e a qualquer hora, e não precisam se identificar se não quiserem.
4. Denuncie
- Durante o confinamento, lembre-se: xingar, humilhar e praticar castigos físicos, como bater, são formas de violência. Por isso, tenha em mãos os canais de denúncia para qualquer situação de violência contra crianças e adolescentes. Se você testemunhar, souber ou suspeitar de alguma criança ou adolescente vítima de negligência, violência, exploração ou abuso, Disque 100. Para violências contra mulheres e meninas, Disque 180. As ligações são gratuitas e você não precisa se identificar.
- Os Conselhos Tutelares, as polícias e o judiciário seguem trabalhando, mesmo que em regime de plantão. O Conselho Tutelar do seu bairro pode ser o canal mais rápido para proteger crianças e adolescentes contra todas as formas de violência, por isso, busque o número de telefone e entre em contato. Caso algum canal não funcione, procure a rede de Assistência Social do seu município, eles poderão fazer a ponte com os serviços disponíveis.
5. Conheça e divulgue os canais de proteção
- Para que todos possam combater a violência contra crianças e adolescente neste momento de pandemia, é necessário ter acesso a informações de qualidade e saber como proceder nessas situações. Confira aqui a seção especial do UNICEF que reúne todos os canais de denúncia de violência contra crianças e adolescentes, e compartilhe essas informações com seus familiares, amigos e vizinhos / todos que conhece por meio das redes sociais.
Serviços de proteção à criança e ao adolescente durante a pandemia de Covid-19
Saiba como denunciar
Com o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, milhares de crianças e adolescentes ficam expostos à violência dentro de suas próprias casas. Mas isso não deve ser desculpa para que seus direitos sejam violados. Se você for testemunha de qualquer tipo de violência física, sexual ou psicológica contra uma criança ou adolescente, denuncie!
Conheça quais são os órgãos responsáveis por receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes e saiba como denunciar:
- Conselho Tutelar – Para casos de violência física ou sexual, inclusive por familiares, casos de ameaça ou humilhação por agentes públicos, casos de atendimento médico negado, é necessário chamar o Conselho Tutelar. Verifique o contato do Conselho Tutelar da sua cidade, mas atenção: o atendimento pode ter sido alterado na pandemia.
- Disque 100 – Vítimas ou testemunhas de violações de direitos de crianças e adolescentes, como violência física ou sexual, podem denunciar anonimamente pelo Disque 100.
- Disque 180 – Em casos de violência contra mulheres e meninas, seja violência psicológica, física, sexual causada por pais, irmãos, filhos ou qualquer pessoa. O serviço é gratuito e anônimo.
- Polícias – Quando estiver presenciando algum ato de violência, acione a Polícia Militar por meio do número 190. Também é possível acionar as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher e as de Proteção à Criança e ao Adolescente da sua cidade.
- Safernet Brasil – A rede recebe denúncias de cyberbullying e crimes realizados em ambiente online. Para denunciar, acesse https://new.safernet.org.br/
Outros órgãos também trabalham com apoio a crianças, adolescentes e suas famílias. Conheça alguns:
- Centro de Valorização da Vida – O CVV trabalha com apoio emocional e prevenção do suicídio, e atende qualquer pessoa que precise conversar, anonimamente. Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br
- Defensoria Pública – A defensoria defende pessoas que não podem pagar por um advogado particular. Também atua quando um grupo de pessoas tem um direito violado, como falta de acesso a saúde. Procure os contatos no site da Defensoria de seu Estado.
- Ministério Público – O Ministério Público fiscaliza órgãos e agentes públicos. Vítimas de irregularidades policiais, falta de atendimento no Conselho Tutelar ou outros órgãos, acione o MP. Encontre os contatos no site do MP de seu Estado.
- Ouvidorias – Cada órgão tem uma ouvidoria própria para receber sugestões, elogios e reclamações que não foram resolvidas de outra forma. Caso tenha um problema com algum órgão, busque o contato da ouvidoria do mesmo.
- Creas – O Centro de Referência Especializada em Assistência Social é responsável por atender crianças, adolescentes e famílias em situação de risco, seja por violência, trabalho infantil, cumprimento de medidas socioeducativas ou violações de direito. Cada município possui diversos Creas, encontre o mais perto de sua casa e entre em contato.